► Visão
Contribuir ativamente com o desenvolvimento do trabalho relativo, bem como do paraquedismo latino- americano, formando atletas e equipes, incentivando as competições e eventos técnicos, buscando a evolução constante.

► Missão
Por meio do nosso profissionalismo e transparência, promover não somente o treinamento individual, mas também as competições e eventos com organização profissional, excedendo as expectativas dos atletas.
 
Objetivos do CTR
• Promover eventos e competições de alta qualidade visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento do atleta.

• Promover e divulgar informações sobre novas técnicas e tendências mundiais, tendo como objetivo a formação de atletas conscientes e discernidos.

• Viabilizar e incentivar o apoio de patrocinadores, apresentando de forma profissional e coesa a classe aerodesportiva.

• Continuar promovendo o cumprimento das normas dos órgãos regulamentadores, visando a segurança e integridade física dos atletas.

• Manter o CTR como referência latino americana na formação de atletas e organização de eventos e competições de trabalho relativo.

Valores morais
Verdade e Honestidade - Amor e Compreensão - Responsabilidade e Compromisso -
Justiça - Desenvolvimento.

► História
 
   

Fundado em 1998 por dois atletas amantes do paraquedismo, o Clube do Trabalho Relativo, hoje mundialmente conhecido como CTR, nasceu de um sonho. Um sonho de dois paraquedistas que queriam dar uma verdadeira contribuição ao esporte e que acreditaram em tudo desde o início.

Esse sonho tornou-se realidade após a primeira participação em um campeonato brasileiro, onde conseguimos o título e tivemos como grande prêmio a oportunidade de conhecer muitas pessoas e atletas brilhantes e especiais que também tinham vontade de se aprimorar e de manter o constante treinamento como meta diária. Tínhamos tudo que precisávamos: vontade, objetivos, valores, acesso à informação, infraestrutura e o mais importante – um grupo de atletas que comungavam da mesma filosofia dentro do esporte, o desenvolvimento constante.

Precisávamos escolher um método de treinamentos e técnicas. Adotamos como linha de filosofia e estratégia a equipe diversas vezes campeã do mundo Arizona Airspeed por acreditar que ela criou um sistema operacional eficiente e que funciona a longo prazo, e não somente um time de 4-way campeão.

Utilizando as técnicas ensinadas pelo Airspeed o CTR criou e apostilou o seu programa de treinamento individual e começou a aplicá-lo nos paraquedistas que procuravam a entidade para realizar treinamentos. Utilizando o ciclo de aprendizado adotado pelo Airspeed (P.E.D.L) em conjunto com técnicas utilizadas em túnel de vento o programa evoluiu e melhorou sua eficiência e isso vem acontecendo até hoje.

 
   

Em paralelo tínhamos um paraquedismo sem competições e times desmotivados. Decidimos mudar esse cenário organizando duas competições, sendo uma de 2-way e outra de 4-way. Ambas foram um sucesso e resolvemos fazer algo mais sério, publicando o nosso primeiro calendário de três anos com cinco eventos durante o ano, sendo: Copa 2-Way, Copa 4-Way ( três etapas) e Encontro Nacional de TR. Todos os eventos foram muito bem recebidos pelos atletas e com isso conseguimos um grande feito para o paraquedismo nacional. Seguimos um calendário de eventos e competições por três anos, sem falhas. Isso demonstra o nível de comprometimento de todos os envolvidos.

Os eventos evoluíram e no ano de 2004 o CTR, por meio de seus patrocinadores nacionais e internacionais, distribuiu a maior premiação de uma competição de TR no Brasil, mais de US$ 10.000.00 em prêmios. Evoluímos também no Encontro de TR, que passou de nacional para internacional, sendo aberto para qualquer paraquedista do mundo.

A história do CTR possui diversos personagens anônimos que em momentos importantes nos ajudaram. Temos plena consciência de que o CTR chegou onde está por causa das pessoas que acreditaram e que acreditam nele. Nunca seríamos a referência em formação de atletas e organização de eventos e competições se as pessoas que nos cercam não fossem brilhantes e especiais. É por isso que cada um de vocês faz parte da nossa história de sucesso e aprendizado.

► Os sócios

 

André Ferraz
Psicólogo, 37 anos, 18 dedicados ao paraquedismo. Atleta de competição da equipe brasileira, possui diversos títulos nacionais e sul-americanos de formações em queda livre e de grandes formações.
 

 

Fábio Diniz
Empresário, 35 anos, 20 dedicados ao paraquedismo. Atleta de competição da equipe brasileira, possui diversos títulos nacionais e sul-americanos de formações em queda livre e de grandes formações.


► Raízes
O CTR baseou-se nos exemplos vividos pelo Airspeed quando iniciou sua operação. A filosofia do aprendizado constante, dos objetivos de longo prazo, do comprometimento e muitos outros valores nos mostraram que vale a pena acreditar na criação de um bom sistema operacional. Esse sistema operacional nasce por meio da utilização de ferramentas específicas que contribuem com o desenvolvimento das pessoas e equipes. Com o tempo o sistema aprende, evolui e melhora, chegando ao ponto da maturidade e performance, sendo este o momento de colher os frutos do árduo trabalho que foi realizado. Temos grandes exemplos de conhecimento e humildade a serem seguidos, são neles que nos espelhamos para que sempre possamos colocar o nosso saber em questão.

► O que somos hoje
Hoje o CTR é a única organização especializada somente em formação de atletas para trabalho relativo e organização de eventos e competições nacionais e internacionais de TR.


Voltar  |  Topo